ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PRÁTICA DO KUNDALINI YOGA

Posturas e Movimentos
Os Exercícios envolvem Movimentos ou posturas estáticas combinados com respiração profunda e vigorosa. A duração de cada exercício é especificada. Um conjunto de exercícios é chamado de Kriya. Os Kriyas fazem parte da Tradição do Kundalini Yoga e o Instrutor ao escolher um determinado Kriya deve faze-lo até o final, sem alterar a ordem ou exceder o tempo de cada exercício. Os exercícios atuam sobre os sistemas nervoso, glandular, circulatório e influenciam todo o metabolismo orgânico, direcionando o fluxo do prana pelos meridianos, chakras, corpos energéticos e consciência.

Pranayamas
São técnicas de absorção e direcionamento do Prana ( Energia Vital) através da respiração. O Kundalini Yoga emprega uma grande diversidade de técnicas respiratórias. A respiração é rítmica e a intensidade pode se adequar às condições de saúde, emoção e consciência do praticante. O Kundalini Yoga usa de forma precisa e científica a respiração para mudar as condições de Energia e Consciência.

Bandha
São compressões de determinadas regiões do corpo (plexos e glândulas), visando atuar sobre a circulação dos pranas internos. A finalidade última dos bandhas é criar efeitos energéticos que afetam os chakras, os corpos sutis e naturalmente o estado de consciência. Além disso, causam feitos fisiológicos benéficos sobre as glândulas e os órgãos envolvidos nas compressões. Principais bandhas:

Mula bandha – Compressão do esfíncter anal, uretra e baixo ventre. Eleva a polaridade lunar do prana para o umbigo. Pratica-se sempre ao final de cada exercício.
Jalandhara bandha - Abaixa o queixo e puxa em direção ao pescoço. Estira a nuca, alinhando o pescoço com a coluna. Comprime a garganta. É um encaixe que ajusta o fluxo de energia para as glândulas do cérebro. Este posicionamento deve ser mantido durante, e ao final da maioria dos exercícios.

Existem outros bandhas. Os mais usados nas aulas são estes dois.

Mudrás
Mudrá é aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração.

Mantra
Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de Ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga.
Observou-se em laboratório que os mantras atuam no plano celular, ordenando a órbita dos elétrons e interferindo positivamente nas funções orgânicas.
No plano emocional e mental os mantras dissipam a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativos do subconsciente.

Dharana
Concentração em determinadas regiões do corpo, em geral correspondentes à chakras, plexos ou glândulas, visando aumentar o fluxo de prana (energia vital) para essas áreas e assim potencializar os efeitos energéticos e ampliar a percepção.

Relaxamento
O relaxamento neuro muscular e mental permite a livre circulação das energias vitais mobilizadas durante os exercícios facilitando ao organismo uma melhor assimilação dos benefícios gerados, tranqüiliza as emoções e a mente e prepara para a Meditação.

Dhyan (Meditação)
Em geral no Kundalini Yoga as Técnicas de Meditação incluem um Mudrá específico, um ponto de concentração, ritmo respiratório, Mantra, algumas vezes visualização e postura. As Técnicas visam aquietar a mente, ampliar a percepção e a vivência de um Estado de Ser além da mente e do ego. Existem práticas com diversos objetivos específicos, mas em todas elas a finalidade última é o Estado de Yoga, ou seja, um Estado de Comunhão com a Vida.

Fonte: http://www.floripayoga.blogspot.com/

No hay comentarios: