A NATUREZA DO SHABD GURU. Baseado nos ensinamentos de Yogi Bhajan


"Shabd” significa som; “Guru” significa o professor ou o conhecimento que transforma você. O mais simples significado para Shabd Guru é um som especial que ensina. Mas, o que aprendemos a partir do Shabd Guru e como fazemos para que o uso do som atue como um professor?

Para responder a esta pergunta olhe para a definição mais profunda de Shabd Guru a partir de sua raiz. “Shabd” vem de sha-and-bd. “Sha” significa o ego, o apego com o qual nos identificamos. “Bd” significa cortar fora ou erradicar. O significado da raiz de “Shabd” é, portanto, cortar fora o ego. Não é apenas um som, nem somente um som de sabedoria, mas um som que erradica o ego que lhe oculta a verdade.
O ego é formado pelo processo automático constante da mente, que cria o apego através da identificação com os objetos, os sentimentos e os pensamentos. O ego não é inerentemente mau. É apenas limitado. Ele pode, em si mesmo, ser útil ou até necessário ao nosso funcionamento. Mas, quando você age com apego ao ego, como se ele fosse sua natureza verdadeira e real, definindo seu objetivo e realidade, então, você criará medo, infelicidade e problemas. Sua realidade espiritual é que você é parte de uma vasta criação. Na experiência você é uma criatura unida à matriz maior de vida e consciência. Quando atua dentro de seu papel específico em direção a um objetivo ou a um projeto, você precisa focalizar e limitar sua atenção e energia. Você pode fazer isto e esquecer o seu apego atual. Ou você age com paixão e comprometimento de maneira a poder lembrar-se e intuitivamente conectar-se com seu mais amplo Ser, que é o mundo maior que age dentro de você.
O ego cria uma espécie de esquecimento: você se esquece do Criador, você se esquece da grandeza. A energia da mente começa a abrir-se em estreitos caminhos com sentimentos pequenos e crenças limitadas. Você age partindo de padrões de informação de uma pequena parte de seu potencial e experiência.
Qual é a alternativa? Se não podemos basear nossa identidade no conhecido ou em alguma posição do ego, o que poderemos fazer? Agir sem egoísmo. Basear a identidade no Infinito e na conexão de seu sentido de Infinito. Isto pode parecer uma façanha grandiosa e mística, mas é apenas o estado natural do Ser. Somos partes do Infinito por natureza. É a mente que forma um sentido limitado para o ser. Não precisamos criar um ser Infinito, ele sempre existiu em nós. É chamado SAT NAM - SAT é a realidade, verdade ou existência, NAM é a identidade ou o nome criado. Somos, em essência, a realidade que vibra e cria. Em muitos momentos, agimos como se não fôssemos assim. Esta é a dor imposta em nossa vida pelo ego. O Shabd remove esta dor ao retirar as barreiras para que possamos perceber e agir a partir de nosso Ser Real.
Este é um dos milagres da graça corporificado pelos dez Gurus de Sikh Dharma. Cada um dos dez Gurus, a Guruship, é a identidade infinita do Shabd Guru, com personalidades muito diferentes, em diferentes épocas e situações. E, apesar disto, cada um confirma haver uma Luz. A identidade que eles implantaram no Shabd Guru não depende do ego ou da identidade finita. Eles cantaram shabds que misturam aquele que recita ao Infinito. Apenas uma tecnologia exata é necessária. Estabiliza uma ligação com o sentido do Infinito, não importando de que modo ou posição você iniciou. Há uma raga e um sutra para levantar várias posições possíveis do ego e mergulhá-lo no sem-ego.
O ego não irá longe! A mudança de era tem mudado as condições da mente. A consciência pisciana operava com menor sensibilidade. Você podia esconder ações, pensamentos e sentimentos com grande possibilidade de sucesso. Algumas posições egóicas eram favorecidas tanto em família como na sociedade, ou no ambiente como todo. Isto mudou nesta nova Era: agora, todas as possibilidades finitas do ego estão vulneráveis.
Necessitamos desenvolver um novo hábito de consciência, aprendermos uma tecnologia que dê base infinita à identidade de nosso Ser. O Shabd Guru é a tecnologia quântica que estabiliza a consciência. É um ponto limite que direciona para o Infinito cada ação finita.
A prática do Japa do Shabd Guru muda a freqüência de nossas palavras. Vamos da língua dos homens (manmukh), que fala expressando o apego da mente e do intelecto, à língua dos Gurus (gurmukh), que fala a partir do coração. Quando falamos a partir do ego nossas palavras se ligam ao que achamos, precisamos ou queremos. Quando falamos sem o ego, nossas palavras se dirigem ao coração da outra pessoa e expressam a sabedoria, sendo totalmente desprovida de vantagens. As palavras baseadas no ego são norteadas pelo impulso e pelo intelecto. As palavras baseadas no Shabd Guru são norteadas pela integridade, pela inteligência e pela intuição.
É função do Shabd Guru fazer nosso ego chegar ao nada, de tal forma que possamos servir e ser servido por todas as coisas. Num ciclone você se dirige para o centro da tormenta para escapar de seu turbulento poder. Na Era que entra, com as mudanças caóticas, o caminho do centro da tormenta é estabilizar a mente neutra através do abrandamento das reações conscientes e inconscientes do ego. Um sentimento de identidade, baseado na experiência de sutileza e infinitude dentro de nós, é a fonte de estabilidade e poder da Era de Aquário.
A segunda palavra na frase “Shabd Guru” é “Guru”. Se decompusermos esta palavra em seu naad interior, ou átomos de sons, ela se torna Gu-ru. Gu significa escuridão e ignorância. Ru é luz e conhecimento. Gur é uma fórmula ou instrução. Um Guru, portanto, fornece um Gur, uma fórmula ou uma técnica, que transforma a escuridão em luz, a ignorância em conhecimento, o grosseiro em refinamento.
Um Guru é, então, um conhecimento ativo. Não é um conhecimento intelectual que simplesmente classifica ou analisa. O Guru transforma você, o Guru desenvolve a capacidade de enxergar, removendo a escuridão, o ofuscamento.
O Shabd Guru transforma o praticante, removendo as barreiras edificadas pelas necessidades do ego. O encontro com o Guru acontece pela ação. Dá-lhe “know how” (conhecimento pratico) e não apenas “know what” (o que saber). Dá-lhe conhecimento dos procedimentos que estão em suas células e em seu subconsciente e não apenas conhecimentos que podem ser representados pelas idéias. Pense na diferença que há em discutir a morte como tema geral e discutir com seu médico a sua morte potencial por causa de um câncer. “Morte” leva a uma urgência e relevância quando se trata da sua própria. Ela força uma profunda avaliação a respeito de tudo o que é importante para você. E você desejará saber o que fazer, qual ação tomar.
Para encontrar o Shabd Guru é preciso aprender fazendo, aprender pela experiência. O Guru dar-lhe-á uma prática. Esta chave prática para o Shabd Guru é a meditação e a repetição de sons e frases primais específicos.
Isto pode parecer fácil; é simples, mas não necessariamente fácil e sem desafios. O maior desafio é o próprio subconsciente do praticante. A mente não está treinada para se basear numa relação com o Infinito. Ela está baseada no ego. Por isto, é preenchida por pensamentos reativos que tentam manter os apegos do ego e escapar da dor. Quando você repete os padrões de sons e pensamentos num Shabd, estes pensamentos opõem-se à direção, espécie e intensidade de seus pensamentos habituais. O Shabd provoca um despejo dos padrões subconscientes de pensamentos estocados e sentidos. Se, sob um fluxo torrencial de sentimentos e pensamentos subconscientes, você persiste repetindo o padrão do Shabd Guru, então o novo padrão se estabilizará em você. Sua mente clareia e você se conscientizará de sua capacidade interior e força existentes.
O que fazer quando os padrões do Shabd Guru chegam? Eles existem para iniciar a criação. São tendências e ritmos de movimentos do pulso criativo da consciência Infinita. Vibram em todas as coisas de forma contínua. É a habilidade para ouvir e sentir o que é necessário. Esta capacidade vem para uma mente sem medo, neutra, aberta e consciente. Os dez Gurus Sikhs ouviram-no perfeitamente e colocaram este ritmo e este padrão de energia dentro das poéticas composições do Siri Guru Granth Sahib. Por isto é chamado Granth, ao invés de apenas “coletânea”. Ele é um nó: liga os padrões de consciência dentro das palavras das canções.
Cada Shabd é uma âncora para um aspecto e um potencial da consciência. Cada Shabd é uma espécie de DNA espiritual que reestrutura a mente e estimula o cérebro. O Siri Guru Granth Sahib é uma coleção de pedras preciosas.

A Tecnologia Quântica e o Impacto do Shabd Guru

O impacto do Shabd Guru vem da mestria no uso da tecnologia do som e do ritmo. É uma “tecnologia quântica”. Uma tecnologia é a aplicação de uma ciência. Os padrões de sons do Shabd Guru estão baseados na ciência do som chamada “Naad Namodan Rasaa”. No Ocidente, poderia ser a ciência da reflexão para criar mudanças nos neurotransmissores que comandam o estado do cérebro e da mente. É um “quantum” porque é manipulação de partículas muito pequenas de som e energia, dentro de combinações efetivas de padrões. Usa os padrões quânticos como sementes que agem como cópias para construir padrões mais amplos. Os átomos dos sons constróem as moléculas da linguagem, pensamento e mente.
Com o tempo nos desembaraçaremos dos muitos mistérios desta complexa relação entre o som, o cérebro, a neuroendocrinologia, a psicologia e o comportamento. Elaboraremos um modelo intelectual de seqüências inteiras da tecnologia quântica do som. Do movimento da língua para seus reflexos sobre as cascatas neuro-endócrinas, mudando o estado da mente, estamos iniciando este estudo e o processo-modelo.
As técnicas do Shabd Guru codificadas no Siri Guru Granth Sahib e nos mantras de Kundalini Yoga esperam por nós no manancial de seus segredos. Cada pessoa pode usá-los para elevar-se, para a cura, para desenvolver resistência, para aumentar a intuição. Elas não precisam saber da ciência que há atrás do processo. Só precisam aplicar a tecnologia do Shabd Guru.
Como os pontos reflexológicos são estimulados pelos movimentos da língua, você obtém um benefício máximo do padrão de um Shabd pela consciente repetição em voz alta. Isto é chamado Japa - recitação consciente e conscienciosa.
Rodando a língua sobre os 84 pontos reflexos no padrão do Shabd, produz-se um impacto máximo no nível mais grosseiro do sistema neuro-endócrino. Como o Shabd traz estabilidade ao sistema nervoso, seu subsconsciente e cada célula de seu corpo vibrará o padrão com você. Isto é conhecido como o estado de Ajappa Jap - de repetição sem repetição. Neste estado ideal, o recurso liberado pelo Shabd Guru está sempre disponível para você, independente do momentâneo foco de sua atenção nas tarefas diárias. É o resultado de grande devoção, muita prática e mestria, ou graça. Quando este estado é alcançado, você ainda repetirá o Shabd em voz alta, mas a dimensão do júbilo e consciência que acompanham a prática é sem limite. Você recita o Shabd , como iniciante na prática do Shabd Guru, para clarear a mente e alcançar a consciência. Ao alcançar o estado de mestria, no entanto, você continua a recitar o Shabd em voz alta porque você se transforma no Shabd e o Shabd em você. Há uma mistura entre a experiência pessoal e a experiência impessoal do Infinito além e dentro de você. A técnica essencial para vocalizar de forma precisa o Shabd Guru é útil e real, tanto para o principiante como para o mais elevado mestre. A repetição dos sutras do Shabd Guru é uma ferramenta que atravessa o tempo é incondicional, como o próprio Shabd Guru.
Os profetas antigos e os Gurus deixaram-nos mapas e ferramentas que nos guiassem no território que desejamos explorar. Doaram-nos também avisos claros para não confundir os mapas com o território. Eles nos pedem que percebamos os fatos, não só através de estudos teóricos, mas também através do conhecimento que vem da experiência.
Uma descrição do impacto do Shabd Guru é conhecida como a teoria do Ik Tara Naad - técnicas do Som da Estrela Única. Imagine o corpo humano como um instrumento musical. Ele é constituído por 72 cordas. Cada corda ou “sur” atua como um meridiano - é um fluxo de energia da vida conhecida como prana. O fluxo da energia cósmica para dentro do corpo ocorre através da coroa da cabeça, o “décimo portão”, como uma cachoeira e é coletada em sete urnas ou vórtices especiais, conhecidos como chakras ou centros de energia. As 72 cordas são controladas por 3 cordas ou canais centrais. Eles são conhecidos como ida e píngala - respectivamente o canal esquerdo e direito, que correm dos lados da coluna e shushmana, o canal central , que sobe pelo meio da coluna. Os centros superiores vibram com a liberação de cada pensamento. Os pensamentos são liberados numa média muito alta, cerca de mil por piscada do olho. Esta vibração ou padrões de pensamentos “tocam” estas cordas. As cordas vibram dentro de 72.000 canais. Suas vibrações criam a forma e a função do corpo físico, do corpo emocional e do corpo mental. Assim como quando você bate em uma corda ou em um instrumento e cria uma forma no ar.
Se você vibra um padrão num canal central, induzirá um padrão de sincronia em todas as cordas restantes. Para vibrar um Shabd no canal central, você precisa ficar quieto, trazer sua atenção total para o padrão de sons e ir de seus apegos para a devoção ou rendição. Para vibrar de maneira perfeita é requerida a combinação de Shakti e Bhakti . Shakti é o poder de precisão e disciplina na repetição. Bhakti é o sentimento de devoção e rendição. É forma e fluxo, sol e lua, ritmo e tom, em perfeita combinação. Isto abre o conhecimento intuitivo do canal central - Gian. Os milhares de pensamentos liberados pela mente podem distraí-lo. Eles podem puxá-lo longe do Shabd. Mas, o ritmo Naad do Shabd Guru engaja e sincroniza o fluxo dos pensamentos. O pulsar dos átomos do som produzem um padrão de energia que estruturará o espaço da mente para ligá-lo com o Shabd. Isto produz uma ativa quietude, “shunia”, o ponto zero da consciência. Nesta quietude, você é como um instrumento perfeitamente sincronizado de uma orquestra. Seu instrumento se mistura dentro da sinfonia maior.
Um outro mapa para o mecanismo e impacto do Shabd Guru traça o reflexo entre a língua e o cérebro. O corpo é perfeitamente desenhado para usar o Naad ou o ritmo do Shabd Guru. Há uma conexão entre o movimento da língua na boca e a química dos neurotransmissores do cérebro. O terminal desta conexão é uma rede de 84 pontos reflexológicos sobre o palato superior no céu da boca. O palato tem duas partes: o palato duro e o palato mole. O palato duro está localizado diretamente atrás dos dentes , o palato macio está localizado no céu da boca. Sessenta e quatro pontos ( 32 pares) estão localizados ao longo do “U” sobre o palato duro perto da base de cada dente. Mais vinte pontos estão no “U” sobre o céu da boca. A localização exata varia de pessoa a pessoa de acordo com o formato da boca.
O movimento de cada parte da língua estimula estes pontos meridianos, como um teclado de computador. O computador está localizado na área do hipotálamo, no cérebro. Recebe o impulso dos padrões repetitivos de som do Shabd, que são traduzidos em instruções que regularão as mensagens químicas que vão para todas as áreas vitais do cérebro e do corpo. O hipotálamo repousa imediatamente abaixo do tálamo na meia linha do cérebro. É conectado através de vasos sangüíneos à glândula pituitária - a glândula mestra do corpo. É conhecido por regular as funções vitais como a fome, a sede, a temperatura do corpo e o sono. É também responsável pelo humor, comportamento emocional e sexualidade.
Os padrões especiais do Shabd Guru estimulam o hipotálamo para modificar a química do cérebro. Isto ajusta as funções do sistema endócrino e do metabolismo para criar uma mente neutra e equilibrada e para fortalecer a função imunológica. Muitos estados sofisticados podem ser estabilizados na mente usando o Shabd Guru. Ele pode vencer a depressão, acentuar a inteligência e a intuição e abre o poder de compaixão.
Uma outra forma de entender o impacto do Shabd Guru é acompanhar a mudança funcional no metabolismo do cérebro e no sistema neuroendócrino. Ficaríamos maravilhados se pudéssemos ver cada efeito, usando a mais moderna tecnologia de imagens do cérebro. Fizemos um estudo piloto na Universidade do Arizona, usando exames de tomografia. Utilizamos um isótopo de glicose para enxergar as mudanças do metabolismo em diferentes áreas do cérebro. Tomamos um exame como linha de base após um período de atividade - caminhando com o diálogo interno normal que acontece. Fizemos um segundo exame com o mesmo sujeito depois de uma caminhada, ouvindo um padrão básico de Shabd: duas repetições do Panj Shabd acompanhado por uma repetição do Guru Mantra Shabd - SA TA NA MA, SA TA NA MA, WA HE GURU. Era esperada uma pequena mudança com cada variação da atividade. O resultado mostrou, no entanto, uma poderosa mudança na função do hemisfério esquerdo para as regiões frontal e parietal direitas. A mudança do metabolismo sugere um forte realce do humor, opondo-se a alguma depressão. O metabolismo cai em algumas regiões do hemisfério esquerdo, correspondentes às vozes internas críticas. A área direita do córtex frontal sugere alerta e hipervigilância, criando uma leitura para responder a um estímulo não usual e a pensamentos criativos. Algumas outras áreas parecem afetadas, como a cingulate gyrus anterior, mas irá mais longe a pesquisa e todas as mudanças ocorridas. Este foi apenas um pequeno estudo inicial para mostrar o que poderia ocorrer com o uso deste instrumento. Os próximos estudos, provavelmente, utilizarão a funcional tecnologia da Ressonância Magnética para soluções mais precisas, especialmente sobre a região do hipotálamo. A importância deste estudo realizado é de ter mostrado, pela primeira vez, experimentalmente, uma mudança significativa no cérebro pelo uso do Shabd Guru. O cérebro pode ser alterado em padrões específicos pelo uso do Japa com o Shabd Guru. Ele abre o caminho para o início da exploração da língua, som, shabd, neuro-química, conexão do cérebro.
Estas pesquisas tecnológicas sobre as conexões do cérebro abrem o caminho para ensinar para uma grande audiência os benefícios e usos do Shabd Guru. Para alguns, a devoção é a aproximação natural à técnica do Shabd. Para outros é a mudança que faz em suas vidas. As explanações precisam ser acessíveis e práticas de tal forma que o Shabd Guru possa ser conhecido como uma tecnologia quântica que pode ser utilizada por qualquer pessoa. Para uma melhor explanação de algumas ligações básicas entre o cérebro, suas estruturas e o uso do som, olhar o Apêndice 3.
Entender o processo tecnológico do Shabd Guru desta maneira convidam-no a suavizar muitas doenças como falamos anteriormente. De fato, investigamos por 25 anos a aplicação desta tecnologia em muitos programas sociais para vícios e para uma gama de problemas de ansiedade, depressão, causada por distúrbios sexuais. Em cada área criamos uma mudança, aliviamos os sintomas e mudamos os estilos de vida. Da mesma forma que os Gurus criaram mudanças sociais e forneceram comida e educação para melhorar a vida das pessoas, o Shabd Guru aparece como um processo de tecnologia quântica que pode ser usado para aliviar males pessoais e sociais.
Afirmações e estados positivos são úteis e bons para serem usados. Os mantras são efetivos e gradualmente criam mudanças. Mas o Shabd Guru, como está no Siri Guru Granth Sahib é único. Os padrões são uma perfeita onda de ritmo, som, tom e significado. Eles agem como um DNA informal para o espírito. Não há nada tão efetivo e universal como estes padrões.

1 comentario:

Unknown dijo...

Excelente seu texto!