Kundalini Yoga para Crianças / Niños


Na nossa sociedade actual em que, o stress, falta de iniciativa e dispersão, afectam por igual adultos e crianças, praticar Yoga é um método verdadeiramente educativo.

Yoga é uma palavra que vem do sânscrito e significa união, união entre nós e o Universo. Ao ensinar esta disciplina às crianças elas desenvolvem a capacidade de criar laços comuns entre o seu Ser profundo e o universo que as rodeia.

Queremos que as crianças descubram mediante jogos e divertidas histórias posturas de yoga, as asanas, que vão beneficiar a sua postura corporal, tonificar os músculos e fortalecer o sistema nervoso. A respiração ajuda a acalmar a mente e por conseguinte o corpo, ajuda também a controlar as emoções e a enfrentar situações de stress, induzindo o relaxamento que produz a sensação de bem estar geral, produzindo efeitos neurofisiológicos muito notáveis como por exemplo dilatação dos vasos sanguíneos, baixa da frequência cardíaca, aumento da temperatura corporal, bem como uma diminuição da tensão arterial e redução da frequência respiratória. Desta forma esta prática regula o sistema digestivo, activa o sistema imunológico e aumenta a percepção interior. A meditação ajuda a libertar a raiva, a tristeza, medos, entre outros e ao mesmo tempo ajuda a criança a descobrir sentimentos mais puros como o amor, paz, entreajuda e o respeito.

Graças à prática de Kundalini yoga a criança cultivará a confiança em si mesma, abrirá o seu espírito, assumirá as suas responsabilidades, aprenderá a querer bem a si mesmo e aos demais, experimentando a sensação de paz interior.

Duração da aula: 30 -45 minutos

Fonte: http://chokurei.org/kundalini-yoga/kundalini-yoga-criancas
___________________________________

Valores Básicos para se Educar as Crianças

A preocupação é com a educação da juventude, em dar valores às próximas gerações, em uma educação integral que inclua criatividade, comunicação, colaboração, habilidades de vida pessoal, assumir a responsabilidade pelas próprias ações, assumir responsabilidade comunitária, modos, compromisso com a consciência, equanimidade, equilíbrio e força. Essas são as características a que aspira o programa educacional da Academia Miri Piri, a nova escola de 3HO e Sikh Dharma na Índia.

Como educar seus filhos .ë nossa responsabilidade dar-lhes segurança financeira e educá-los para que possam passar qualquer desafios como doadores, sem concorrência, negação ou comparação. Estas três coisas são um veneno para a criança. Com elas, ele se tornará inseguro e depois se sobrecarregará ao tratar com a vida. Se seu filho tem pressa, escute-o, em sua psiquê a sua realidade é muito importante. Ajude-o a resolver seus problemas no altar da consciência elevada. Sirva-o sem discriminação. Não destrua sua inocência com mentiras.

Não dirija sua vida, ele nasce com seu próprio destino. Somente faça-o sentir que você está aí, para que ele não tenha que preocupar-se. Não seja autoritário. Nunca fale com ele, sem colocar os prós e contras das situações. Estabeleça uma estrutura onde ele possa aprender e ter êxito Ele observa tudo, ele conhece as suas faltas, reconhece os seus erros. Ensine-o através do exemplo e da experiência. Discuta tudo com ele para que ele saiba o que está acontecendo e para que saiba que tem, também, o direito de protestar.

Ache tempo para seu filho. Você sempre quer tratá-los dentro dos seus termos. Vocês são demasiadamente possessivos, formais, judiciosos, cruéis e se lhe dedicam um tempo curto, é só para dar ordens. Conte-lhe histórias, ensine através das histórias, elas o encantam. Cante para ele e alcance seu coração. Não lhe diga o que fazer. Mostre-lhe os prós e os contras e deixe que ele decida. Não lhe tire o tempo de julgar. Deve permite que expresse suas fantasias. As crianças estão aqui para aprender a ser sábios conselheiros em graça.

Cada criança fará perguntas e você deve responder com lógica e com sucesso. Nunca seja rude, use a compaixão e o amor. Pergunte-se: O que quero e o que quer meu filho? E chegue a um equilíbrio. Eu sei que seu tempo é muito solicitado. Ainda assim, deve estar mais acima da realidade temporal. As crianças querem provar-se a si mesmo constantemente e seu filho orgulhar-se á de você quando responder à chamada da responsabilidade e for a inspiração de que ele necessita.

Seja amigo de seu filho . Você está na mesma condição de dar e receber. Tenha muito respeito, equilibre a verdade com a perfeita disciplina. E permita que façam travessuras de vez em quando. Se tudo é disciplina, depois não conseguiram distinguir o que é disciplina e o que não é, farão qualquer coisa. Fale direto com eles. Seu desejoso deve ser que eles tenham êxito moral, ética e espiritualmente, que não o sejam somente no plano material. Mostre-lhes humor, felicidade e capacidade de dar. Às vezes lhe custa pôr-se em contato com seus sentimentos. deve colocá-los para fora, para que saibam o que se passa em seu interior. Não tenha dúvidas de explicar a eles a sua dor e a dor de outras pessoas. Quando fazem algo mau, é para chamar a atenção. Revise o que está atrás destas atitudes. Não lhe mostre o seu êxito. Ensine-lhe para que ele se sinta com êxito. Ele deve tornar-se homem. Corrija sua insegurança no momento em que ocorre e diga-lhe que é capaz de conseguir, de superar, de superar-se.

Receber perdão de um filho é mais difícil que obter perdão de Deus. Se não quer sofrer depois, faça bem seu trabalho agora.

Quando criança, trate-o como criança; quando é adulto, trate-o como um homem maduro e quando é maduro, trate-o como um santo.

As crianças têm todo o conhecimento, mas não têm a experiência. Ensine-os a valer-se de si mesmo. Quando realmente você quer o seu bem, não pode errar.

Fonte:http://www.yogananak.com/

No hay comentarios: