O que é Kundalini Yoga?

Kundalini Yoga

Kundalini Yoga trabalha com uma gama ampla de kriyas (séries de exercícios) com objetivos ou benefícios determinados, consistentes de exercícios com asanas (posturas), mudras (posturas de mãos), respiração, entoação de mantras, meditações e seqüências de repetições de movimentos.

Kundalini é um potencial de prana, ou energia vital, dormente no nosso corpo. Esta energia é ilustrada conceitualmente como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal, e a prática de Kundalini Yoga permite o despertar e a circulação dessa energia, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo e promovendo um estado de consciência elevada no seu praticante.

Quais são os benefícios de praticar Kundalini Yoga?

A prática de Kundalini Yoga ajuda a equilibrar o sistema glandular, fortalece o sistema nervoso e nos oferece ferramentas para “domar” a energia da mente e as emoções para que possamos estar em controle de nós mesmos ao invés de sermos controlados por nossos pensamentos e emoções.

Por que eu devo praticar Kundalini Yoga?

Pessoas decidem praticar Kundalini Yoga por diversos motivos. Possivelmente por recomendação de um massagista ou terapeuta. Ou seu psicologo, médico ou vizinho recomendou a prática para ajudar a relaxar, lidar com estresse e encontrar paz mental. Ou ainda por pura curiosidade.

Não importa qual a sua razão, você será bem-vindo! Mas atenção: se você genuinamente decidir praticar, você encontrará a sí e sua vida se modificando. Você estará a caminho da descoberta do seu maior potencial!

O que é Kundalini Yoga?

Yoga é uma prática ancestral de origem indiana que visa objetivos diversos, tais como auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo por meio de exercícios físicos, posturas, controle da respiração, entoação de mantras e técnicas de meditação.

Há dezenas de linhas de Yoga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim, diversos caminhos para alcançar os mesmos objetivos.

Kundalini Yoga trabalha com a Kundalini, que é um potencial de prana, ou energia vital, dormente no nosso corpo. Esta energia é ilustrada conceitualmente como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal, e a prática de Kundalini Yoga permite o despertar e a circulação dessa energia, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo e promovendo um estado de consciência elevada no seu praticante.


O que esperar da aula de Kundalini Yoga?

Kundalini Yoga se diferencia de alguns dos outros estilos de yoga por utilizar kryas (séries de exercícios) ensinados exatamente como foram passadas de mestres a mestres através dos tempos. Yogi Bhajan, o mestre indiano que trouxe Kundalini Yoga ao ocidente no final da década de 60, dedicou sua vida a ensinar esta ciência milenar passada por ele através das gerações. Posteriormente foi fundada uma organização internacional chamada Kundalini Research Institute que se encarrega de arquivar e publicar esses ensinamentos e kriyas disponibilizando-os aos professores/ instrutores para que por sua vez, possam ensina-los honrando sua linhagem. Por isso, você perceberá que o professor de Kundalini Yoga utiliza livros e manuais como referência durante a aula.

Cada um destes kriyas tem algum objetivo ou objetivos específicos, e são compostos de uma combinação de asanas (posturas corporais) estáticas ou dinâmicas (movimentos), pranayamas (exercícios de respiração), mudras (posturas de mão), entoação de mantras* e técnicas de meditação.

*“MAN” significa “mente”, “TRA” significa “afinar a vibração” (assim como alguém afina as cordas de uma guitarra). Mantra é um som corrente que afina e controla a vibração mental. É a “psique dirigente”, uma palavra de palavras, combinação de sílabas que ajudam a focar a mente.


Como é uma aula de Kundalini Yoga?

Cada aula de Kundalini Yoga tem um tempo de duração aproximado de uma hora e 30 minutos e ela possui a seguinte estrutura:

Início: Harmonização energética por meio da entoação dos mantras iniciais

A aula de Kundalini Yoga começa com a entoação de dois mantras em Gurmukhi (língua sagrada indiana derivada do antigo sânscrito), o primeiro, chamado Adi Mantra, serve para invocar a sabedoria infinita e divina dentro de nós mesmos e o segundo, para promover um espaço protegido de calma, paz e consciência para a prática. Normalmente estes mantras são entoados 3 à 5 vezes cada um.

Oong Namô | Guru Dêv' Namô

"Consciência Infinita, eu Te invoco. Sabedoria Divina interior, eu Te invoco"

Aad' Gurê Namé | Djugat Gurê Namé | Sat Gurê Namé | Síri Gúru Dév ê Namé

"Eu reverencio a sabedoria primal | Eu reverencio a sabedoria verdadeira através dos tempos | Eu reverencio a verdadeira sabedoria | Eu reverencio a grande sabedoria 'não vista' "

Exercícios de Aquecimento

Caso seja recomendável (de acordo com o kriya escolhido pelo professor), serão feitos alguns exercícios de aquecimento em preparação para o kriya.


Kriya

Após o aquecimento, chega o momento principal da aula; o kriya com seu objetivo ou foco específico.
Relaxamento Profundo

Após os exercícios, é o momento de um relaxamento profundo.

Meditação

Após o relaxamento, faz-se uma prática de meditação, normalmente auxiliada pela entoação mantras e/ ou técnicas de respiração e mudras (posturas de mão).

Encerramento

Para encerrar a aula, cantamos a canção e entoamos o mantra final a seguir:

“Que o eterno sol te ilumine, e o amor te rodeie. E a luz pura e interior, guie o seu caminho. Guie o seu caminho.”

Sat' Nam' (3 vezes)

"A minha identidade é a Verdade"

Dica de pronúncia: A pronúncia da palavra Sat' deverá ser feita com o "t" final mudo, e não como se tivesse um "i", "e" ou "ch" no final. A palavra Nam' deverá ser pronunciada com o "m" fechado (juntando os lábios ao pronunciar) como no meio da palavra "também".

Recomendações e sugestões para a aula de Kundalini Yoga

* Utilize roupas confortáveis que não atrapalhem os movimentos. Dê preferência às roupas de algodão (para permitir a respiração da pele) e brancas (cor que inclui todo o espectro luminoso). Evite roupas que possuam fivelas e botões grandes e duros.
* Evite o uso de calçados ou meias, pois isso ajudará a maximizar os benefícios da prática.
* Retire óculos antes da aula.
* Permita um intervalo de 3 horas entre a aula e uma refeição principal e um intervalo de uma hora entre a aula e uma refeição leve.
* Coma conscientemente. Dê preferência aos alimentos naturais e mais leves. Muitos praticantes de yoga sentem um afastamento da carne. Comida mais saudável promove clareza mental, propicia meditação e saúde em geral.
* Respeite seu corpo observando seu verdadeiro limite. Aceite e ame seu próprio corpo como o templo divino que ele é. Com o tempo, sua consciência corporal aumentará, assim como sua postura e sua flexibilidade.
* Recomendamos que as mulheres pratiquem yoga também durante seu período menstrual, pois trará benefícios no equilíbrio hormonal. No entanto deverão ser evitados os exercícios abdominais mais pesados (ex. postura de alongamento/ estiramento) e posturas invertidas (ex. Vela).
A prática de yoga não combina com o consumo de álcool e de drogas.
* Para pessoas com problemas graves de saúde, é recomendada uma aprovação médica prévia.
* Recomponha sua hidratação trazendo uma garrafa de água para a aula (seja ecologicamente consciente e utilize garrafas reutilizáveis).
* Sinta-se a vontade de utilizar o período após a aula para fazer perguntas ao professor.

** Fonte: http://www.3hobrasil.com.br/

1 comentario:

Nelida Capela dijo...

Pratiquei Kundalini Yoga no Rio de Janeiro.Fui aluna de Sotante Kaur. A Kundalini Yoga mudou e continua mudando a minha vida.